quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Seu cão come as fezes?!


COPROFAGIA
                  Treinador: Moisés Oliveira

Caso o seu cão não tenha nenhum problema fisiológico ele pode estar fazendo isso para recolher as fezes (esconde-lo de você porque briga quando chega em casa e está no lugar errado). Pode fazer para simplesmente limpar (comportamento da mãe com os filhotes recém-nascidos). Isso acontece por vezes quando se tem uma fêmea já adulta e surge um cão novo em casa.
            Pode ser também por ansiedade e falta do que fazer. Mas é difícil ter certeza de qual factor psicológico causa isso. Nenhum destes motivos é 100% explicado. Para resolver isso pare de recolher as fezes na frente do seu cão. Ele pode achar que as fezes são algo de interessante para você, e por isso comem pois você vai logo buscar as fezes. Coloque nas fezes sal de fruta ou vinagre ou um repelente próprio que existe a venda. Olhem o tipo de ração que estão dando. Ofereça uma ração mais rica em proteínas se necessário. Elogie muito toda a hora que você ver as fezes, isso pode fazer com que deixe as fezes lá para você ver e elogiar. Se possível coloque um espelho no local onde seu cão fica, isso ajuda ele a se distrair. (devidamente fixo para não haver acidentes)
Verifiquem se ele está devidamente com o vermífugo em dia.
O problema comportamental pode ser com relação a alimentação, de acordo com o veterinário. Misturar legumes cozidos na ração ou a cada 3 meses mudar a ração para alguma ração a base de vegetais.
Abaixo coloquei um texto óptimo que foi passado por um Criador:

Meu cão come fezes. O que fazer?

Preocupados com uma resposta mais tranquilizadora, fizemos uma pesquisa em torno do assunto, usando a etologia, com outros animais selvagens para ver, pelo menos, se a COPROFAGIA é um problema de preconceito exclusivamente humano. E é!

Muitos animais selvagens, sobre os quais não temos qualquer ingerência praticam a coprofagia, a começar pelas mães, comprovadamente, de TODOS ELES. Tanto as mães de felinos, quanto dos caninos limpam seus filhotes comendo seus excrementos.

O grande problema do homem, é essa terminologia preconceituosa: na óptica humana, comer fezes é porcaria.
E é! Mas para nos humanos.

Sabe-se que todos os carnívoros, caçam somente herbívoros para sua alimentação e só comem a carne propriamente, após eviscerá-los e comer-lhe as entranhas.

Essa necessidade de comer os intestinos das presas é devida ao facto que o tubo digestivo dos carnívoros não está preparado para digerir a celulose vegetal, quer dizer, não contém as enzimas necessárias para essa tarefa e precisam comer o conteúdo já semi-digerido dos intestinos que contém essas enzimas.

Na falta do bolo alimentar das entranhas, eles comem as fezes mesmo. Comer as próprias fezes é um hábito normal entre os gorilas da montanha.

É possível que essa atitude atávica de seu cão esteja relacionada à carência de elementos vegetais em sua alimentação.

Faça um cozido e dê-lhe, misturado à sua alimentação, durante 30 dias. Após esse período, observe se ele continua comendo as fezes e nos relate os resultados.

ATENÇÃO - É preciso que você COZINHE MUITO BEM os legumes e as verduras até desmanchar, para facilitar o sistema digestivo do cão, como se ele os tivesse retirado das entranhas de um animal abatido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário